SEA 2010
I tried to say some things I thought important about each series and something about how they connect to each other, but not in a sense of limiting other interpretations. In most of all my works I attempt to bring a discussion about photography and how it works as a media producing meaning.
CAR CRASH 1999
and has been my main media until now, despite some incursions on drawing, small installations and video. It was very helpful to learn photography technique when I was young because it opened the possibilities to use it in different ways and also to migrate to digital image without longer difficulties. And also gave an independence to think photo and the idea of representation afterwards, when I already had learned technique.
FIELDS, 2005
Para o indivíduo localizar-se no mundo, parece necessário fazer emergir o visível diante dos olhos. Nessa lógica, a câmera fotográfica impõe-se como sendo um olhar mecânico mais preciso, capaz de propor uma relação direta com os objetos da percepção. As lentes funcionariam para potencializar o olhar humano, permitindo-o decifrar uma possível realidade.
legenda do trabalho
Os funcionamentos fisiológicos e cognitivos da visão, bem como os artifícios e condições de criação do campo imagético, estão no cerne do trabalho de Ding Musa. Por meio de jogos de perspectiva e de ótica, suas fotografias e instalações trazem à tona questionamentos sobre a visão retiniana e a natureza da imagem fotográfica como registro de uma suposta realidade
registro de performance, melancia
Costumo brincar que existe um fotógrafo anônimo viajando pelo mundo todo tirando sempre a mesma fotografia: ele coloca a câmara num tripé estático e a uma distância fixa, absolutamente frontal frente o objeto a ser fotografo; ajusta muito bem o foco, cuida para que a luminosidade seja uma, espera que nenhum ser humano atrapalhe o campo da objetiva e... clic.
Em 2002, alguns dias depois da inauguração da Documenta 11, o curador Jens Hoffmann e o artista Carsten Höller, durante uma conversa em Estocolmo, chegaram à conclusão de que a edição seguinte da grande mostra em Kassel deveria ser curada por um artista.
Singular ou em duplas, com paralelismos ou espelhamentos, o trabalho recente de Ding Musa faz pensar em equações. Fórmulas químicas, proporções algébricas, equivalências geométricas e equilíbrios de forças. São notações fundamentais para toda a educação porque nos deixam expressar, quantificar e calcular relações entre grandezas mais ou menos abstratas.